A APM Bauru, representada pelo seu presidente, Dr Marcos Cabello esteve no Hospital Estadual para prestar apoio aos colegas que estão atuando na linha de frente e gravou vídeo orientando a população quanto às dúvidas no setor de hemodiálise.
Confira o vídeo:
Infectologistas de Bauru publicam carta aberta à população com nota de repúdio
“Foi publicado nas redes sociais a possibilidade de paralisação do serviço de hemodiálise do Hospital Estadual de Bauru devido a possível contaminação do setor. Repudiamos tais colocações, tanto pela afirmação sem embasamento técnico, de que o hospital não está tomando as precauções necessárias para a garantir a segurança de todos, quanto pela irresponsabilidade de solicitar o fechamento de uma unidade de hemodiálise por 72 horas.
As medidas para a proteção, tanto dos profissionais quanto dos pacientes,estão sendo tomadas desde o início baseadas em manuais técnicos incluindo os da ANVISA e da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Foram realizados diversos treinamentos para os profissionais que estão atuando nos diferentes setores.
Salientamos que, no momento excepcional que estamos vivendo, este tipo de publicação, sensacionalista e irresponsável, não traz benefícios nem para os profissionais de saúde nem tampouco para os pacientes dependentes deste serviço e seus familiares, apenas reforçando exponencialmente a ansiedade e temor dos mesmos. Compreendemos a apreensão justificada de toda a população, e sobretudo dos profissionais de saúde atuantes diante desta pandemia. E reforçamos que é justamente por isso que devemos nos pautar por conceitos e protocolos técnicos, elaborados a partir das orientações dos órgãos competentes nacionais e internacionais, visando à proteção individual de acordo com os riscos diferentes nos diversos atendimentos prestados.
Nós, médicos infectologistas de Bauru, estamos trabalhando em conjunto para definir as melhores condutas nos hospitais tanto públicos como privados.
O momento é de união, trabalharmos todos juntos de forma a garantir o melhor e mais seguro atendimento à população. A participação de todos é de fundamental importância e só conseguiremos a excelência se trabalharmos com respeito e responsabilidade uns com os outros”.
Cibele Gomes Ghedini
Edson Carvalho de Mello
Geovana Momo Nogueira de Lima
Gustavo Hideki Kawanami
José Fernando Casquel Monti
Lucas Marques da Costa Alves
Marcelo Pesce Gomes da Costa
Maristela Pastore Oliveira
Paula Pinhão Coelho de Paula
Renata Roledo Masotti
Renata Silveira da Rocha
Taylor Endrigo Toscano Olivo
Valéria Drummond Nagem Aragão
Com apoio do médico Marcos Cabello dos Santos, presidente da Associação Paulista de Medicina, regional Bauru