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Como manter o equilíbrio da flora intestinal

Termos como flora normal ou microbiota são usados para se referir aos micro-organismos que habitam órgãos do corpo ou partes dele. O conceito de microbioma humano está relacionado a toda população de micro-organismos que habitam o organismo do indivíduo.

"A flora normal encontra ambiente favorável, estável para proteção, transporte e absorção de nutrientes em seu hospedeiro, que obtém benefícios nutricionais, digestivos e estímulos para o desenvolvimento do sistema imunológico. Isto implica na proteção contra a colonização e infecção por micro-organismos patogênicos", explica dr. José Gabel, vice-presidente do departamento de Cuidados Domiciliares da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Primeiro contato com bactérias

Logo após a passagem pelo canal do parto no nascimento, começa o processo de colonização pela flora normal do bebê. Em 48 horas, a pele, a cavidade oral e o trato intestinal são colonizados pela microbiota em uma união estável e permanente.

"A flora intestinal se forma no primeiro ano de vida e sofre influência de fatores como a idade gestacional, o tipo de parto e a dieta de leite materno ou fórmulas. Ela é constituída por mais de 200 espécies de bactérias, dependendo de fatores como idade, nutrição e dieta, sexo, genética, estresse, desmame e erupção dental", comenta o pediatra.

Como manter o equilíbrio da flora

Podemos aumentar o número de micro-organismos benéficos à saúde com a adição de probióticos na alimentação. Diversas bactérias são utilizadas com esse fim, entre elas as ácido-lácticas, não lácticas e leveduras. De acordo com o dr. Gabel, as mais utilizadas nos alimentos fermentados ou iogurtes são as bifidobactérias e lactobacilos.

"Eles são agentes terapêuticos que se incorporam à microflora intestinal e abrandam a resposta imunológica sistêmica e local, atenuando a resposta inflamatória intestinal. Esta inflamação, se excessiva, pode causar danos à saúde, como alergias e doenças autoimunes", alerta.

Alternativas eficazes

Parto normal, dietas ricas em fibras, aleitamento materno, consumo de probióticos como os do gênero Lactobacillus (compatível ao intestino delgado) e as Bifidobacterium (melhor resultado no intestino grosso) são consideradas opções eficientes para a manutenção ou recuperação da flora intestinal nos primeiros anos de vida.

"Alimentos como leite fermentados e aromatizados, assim como iogurtes, são fontes de probióticos. Ricos em lactobacilos de várias linhagens como L. casei, acidus, lactis, acidofilus, regulam a microbiota em função do benefício do hospedeiro. Acreditamos que a manipulação da dieta seja uma estratégia natural, tornando-se uma alternativa bastante promissora no combate de diversas doenças", conclui o doutor Gabel.


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